Hermes Trismegisto

Hermes Trismegisto

Hermes Trismegisto 150 150 Marcos Passos
As Sete Leis Herméticas ou Os Princípios de Hermes Trismegisto
A Ciência tradicional baseia-se nos princípios herméticos. São eles paralelos aos princípios da Nova Física. A origem vem dos deuses: Hermes (grego), Thot (egípcio) e Mercúrio (romano), todos o mesmo deus, na antiguidade.
São Sete os Princípios ou Leis Herméticas:

1ª) Lei do Mentalismo:
Tendo o universo como um grande pensamento divino. Tudo existe na mente de um Ser Superior (Deus e Deusa) que nos ‘pensa’ e assim tudo existe. Toda a criação principiou como uma idéia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.

‘O Universo e toda a matéria são consciência do processo evolutivo da criação’. São como os neurônios de uma grandemente, um universo consciente, que ‘pensa’. Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contem todo o conhecimento.

Os cinco sentidos do cérebro humano atuam tanto como filtros como fontes de informação. Eles bloqueiam uma considerável soma de informação, caso contrário, seríamos esmagados por informações que nos bombardeiam minuto a minuto como sons, cheiros e idéias. Não haveria a capacidade de nos concentrarmos nas tarefas especificas em mãos. Mas, sob condições corretas de consciência podemos moderar, ou até desligar o processo de filtração, com a consciência alterada, o conhecimento universal.

2ª) Lei da Correspondência:
‘Aquilo que está em cima é como aquilo que está embaixo.’
Essa lei é importante porque nos lembra que vivemos em mais que um mundo.

Vivemos nas coordenadas do espaço físico, mas também vivemos em um mundo sem espaço e sem tempo.
A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta. O principio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas.
Por isso estudamos o universo: para aprender mais sobre nós mesmos.
Na menor partícula existe toda a informação do Universo.

3ª) Lei da vibração:
Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso.
Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.
Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel , mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento e ritmo. Ela dança.

4ª) Lei da Polaridade:
A polaridade é a chave de poder no sistema hermético. Tudo é dual. Os opostos são apenas extremos da mesma coisa.
Energia negativa (-) é tão ‘boa’ ou ‘má’ quanto energia positiva (+).

5ª) Lei do ritmo:
Tudo está em movimento, a realidade compõe-se de opostos.
E os opostos se movem em círculos.
As coisas recuam e avançam, descem e sobem, entram e saem. Mas também giram em círculos e espirais. A lei do ritmo nos assegura que cada ciclo busca sua complementação. A grande roda da vida está sempre fazendo um circulo. O que se muda é o tamanho desse círculo.

6ª) Lei do Gênero:
O principio hermético do gênero diz que todos temos componentes masculinos e femininos. É uma importante aplicação da lei da polaridade. É semelhante ao principio animas – animus que Carl Jung e seus seguidores popularizaram ou seja, que cada pessoa contém aspectos masculinos e femininos, independente do seu gênero físico. Nenhum ser humano é 100% homem ou mulher, e isso é até astrologicamente explicado, uma vez que todos somos influenciados por todos os signos (uns mais, outros menos), e metade do zodíaco é feminino, enquanto que a outra metade é obviamente masculina (Esse é mais um argumento que suporta a igualdade entre Deus e Deusa).

Em todas as coisas existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de Yin Yang.

7ª) Lei de Causa e Efeito:
Em sua forma tradicional, a lei de causa e efeito diz que nada acontece por acaso, que para todo efeito existe uma causa, e que toda causa é, por sua vez, um efeito de alguma outra causa.

**Tábua de Esmeraldas**
‘Isto é verdade, sem mentira, muito verdadeiro’ (a verdade nos três mundos)
‘O que está embaixo é como o que está em cima’ (Lei da Analogia)
‘E o que está em cima é como o que está em baixo’ (Lei da Correspondência)
‘E como todas as coisas vêm e vieram do Um’ (Lei do número)
‘Assim todas as coisas são únicas por adaptação’ (Lei da Adaptação)
‘O Sol é seu pai; a Lua é sua mãe; o vento carregou-o no ventre; a terra lhe nutri’ Os quatro elementos.
‘Separarás a terra do fogo, o sutil do espesso, docemente como Grande Indústria’ (Arcano da Salvação, separação da matéria do espírito).
‘Ele sobe da Terra para o Céu, e de novo desce a Terra e recebe a força das coisas superiores e inferiores’ (Lei da Evolução/Involução)
‘Terás por esse meio toda glória e toda escuridão se afastará de ti. É a Força forte de todas as Forças.’ (Lei do Amor e do Sacrifício).
‘Por que ele vencerá toda coisa sutil, e penetrará toda coisa sólida.’ (É pela lei do amor que o espírito move o Universo).
‘Assim foi criado
o mundo’ (Lei da Realização).
‘Disso saíram inúmeras adaptações cujo meio está aqui. Por isso fui chamado de Hermes Trismegistus, possuindo as três partes da Filosofia do mundo’ (Divino, Astral e Físico).
‘O que disse da cooperação do Sol está realizado e aperfeiçoado’
CHAT WHATSAPP
INICIAR UMA CONVERSA AGORA
Clique em um atendente abaixo