Primeiro vamos entender o que são os chakras.
Chakras são segundo a filosofia iogue, canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas.
Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximas da superfície do corpo.
Imagine que os Chakras são lâmpadas e são sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano.
Cada um destes chakras relaciona-se com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais.
Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a energia, flua para cima por intermédio do sistema endócrino, mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado e disso resulta o envelhecimento ou a doença.
Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas.
Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde. É através dos nadis (meridianos) – caminhos invisíveis dentro do nosso organismo – que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos Chakras, em pontos que concentram vibrações mais específicas, conforme veremos à seguir:
(Chakra Raiz)
Nome em sânscrito: MULADHARA (“Base e fundamento”; “Suporte”)
Mantra: Lam. Localização: Base da Espinha. Cor: Vermelho. Elemento: Terra. Funções: Traz vitalidade para o corpo físico. Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança. Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência. O primeiro chakra (conhecido como Chakra Base ou Raiz), situado na base da espinha dorsal, relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chakra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.
Swadhisthana chakra
(Chakra órgão genital e base da barriga)
Nome em sânscrito: SWADHISTANA (“Morada do Prazer”)
Mantra: Mam. Localização: Abaixo do umbigo. Cor: Laranja. Elemento: Água.Funções: Força e vitalidade física.Qualidades Positivas: Assimilação de novas idéias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância. Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais. O segundo chakra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chakra é estimulado, propicia uma boa captação energética.
Manipura chakra(Chakra do umbigo)
(Chakra plexo solar)
Nome em sânscrito: MANIPURA (“Cidade das Jóias”) Mantra: Ram.
Localização: Zona da barriga. Cor: Amarelo. Elemento: Fogo. Funções: Digestão, emoções e metabolismo.Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro.Qualidades Positivas: Autocontrole, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação. Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva. O terceiro chakra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.
Anahata chakra
Nome em sânscrito: ANAHATA (“Invicto”; “Inviolado”) Mantra: Yam.Localização: Coração. Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor).Elemento: Ar. Funções: Energiza o sangue e o corpo físico. Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz. Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação. O quarto chakra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.
Visuddha chakra
(Chakra Laríngeo)
Nome em sânscrito: VISHUDDA (“O purificador”) Mantra: Ham.Localização: Na garganta. Cor: Azul claro. Elemento: Éter. Funções: Som, vibração, comunicação. Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação. O quinto chakra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.
Ajña chakra
(Chakra Frontal)
Nome em sânscrito: AJÑA (“O Centro de comando”) Mantra: Om.Localização: Na testa, entre as sobrancelhas. Cor: Azul índigo.Elemento: Todos os elementos.Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão. Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria. Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão O sexto chakra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como “terceiro olho” na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.
Sahasrara padma
(Chakra Coroa)
Nome em sânscrito: SAHASRARA (“O Lótus das mil pétalas”) Mantra: Aum.Localização: No topo da cabeça, bem no centro. Cor: Violeta e Branco.Elemento: Todos os elementos.Funções: Revitaliza o cérebro.Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito. Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração. O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.
Porque e como cuidar e energizar os Chakras:
Cada um dos Chakras está associado a determinadas emoções e sentimentos.
Isto explica a somatização das emoções em nossos corpos e o funcionamento de técnicas ocidentais modernas e também espiritual. Com a desarmonização dos chakras nosso corpo físico e espirituais ficam desequilibrados, causando varias doenças físicas, emocionais e mentais.
Para cuidar pode-se buscar ajuda de Terapeutas Holístico, que estarão identificando as necessidades e tratamentos corretos e buscar formas de harmonizar o campo espiritual tomando passes energéticos regularmente. Estas opções podem ajudar a realinhar os Chakras e nos proporcionar um melhor nível de energia vital para o dia a dia.
E para manter uma energia equilibrada e saudável:
– Aproveite o sol, ele é um dos maiores fornecedores de energia vital.
– Mantenha pensamentos bons
– Pratique exercícios físicos
– Mantenha uma alimentação saudável
– Tenha contato com a natureza
– Seja amoroso, autentico e verdadeiro principalmente consigo mesmo
– Pratique a meditação para o autoconhecimento
– Busque a simplicidade da vida