Para conhecer os seus Odús, tome como ponto de partida a data do seu nascimento. Trace num papel quatro linhas horizontais, cortadas no centro por uma linha vertical. Essa linha vertical vai separar os algarismos em duas colunas: uma à esquerda e outra à direita. Escreva na primeira linha horizontal, usando as duas colunas, o número do dia em que você nasceu.
Se esse número for menor que 10, coloque um zero (0) na coluna da esquerda. Na segunda linha, escreva o número do mês (de 01 a 12). Se esse número for menor que 10, coloque um zero na coluna da esquerda. Na terceira linha, sempre usando ambas as colunas escreva os dois primeiros algarismos do ano em que você nasceu (19). Na quarta linha, usando as duas colunas, escreva os dois últimos algarismos do ano em que você nasceu. Some separadamente os algarismos de cada coluna. Compre o livro de Umbanda Astrológica e conheça o novo método.
Veja o exemplo abaixo, de uma pessoa nascida em 25 de Março de 1962:
1a linha
|
2
|
5
|
Dia
|
2a linha
|
0
|
3
|
Mês
|
3a linha
|
1
|
9
|
Ano
|
4a linha
|
6
|
2
|
Ano
|
Soma
|
9
|
19
|
Como 19, o total da segunda coluna, é maior que 16, você deve somar 1+9. Portanto no exemplo, o resultado da coluna da esquerda é 9 e o resultado da coluna da direita é 10. Isso no sistema popular da Internet. Já no novo sistema de Umbanda Astrológica seria o seguinte:
1a linha
|
0
|
6
|
Dia
|
2a linha
|
0
|
1
|
Mês
|
3a linha
|
1
|
9
|
Ano
|
4a linha
|
6
|
2
|
Ano
|
Soma
|
7
|
18
|
Então vimos que com a mudança de calendário temos uma soma totalmente diferente, mudando o odu de frente e da nuca, o que trará odus completamente diferentes para o resto da soma. Também outra diferença é que no método anterior, reduz-se o número 19 para 10. No entanto no novo método, o 18 encontrado para a testa, continuará sendo 18.
A seguir desenhe uma cruz e escreva nas pontas dos braços da cruz as palavras Testa, Fronte Direita, Nuca e Fronte Esquerda, conforme o modelo:
soma dos odus |
Escreva o número correspondente à soma da coluna da direita (10, no exemplo anterior) no ponto referente à TESTA, e o número correspondente à soma da coluna da esquerda (9, no exemplo anterior – da mesma forma no novo método) no ponto referente à NUCA.
Para encontrar o número correspondente à FRONTE DIREITA, some os dois números já obtidos. O resultado obtido que no novo exemplo continua inteiro.Para encontrar o número correspondente à FRONTE ESQUERDA, some os três números já obtidos. Para encontrar o número correspondente ao CENTRO DA CABEÇA, some os quatro números já obtidos.
Escreva o resultado no meio da cruz:
Montagem dos Odus |
Relembro que os Odús mais importantes para a orientação da pessoa são: o da Testa, que reflete a sua vida material, e o do centro da Cabeça, que reflete o seu caminho espiritual. Os outros três Odús equilibram e harmonizam as energias individuais, complementando as informações dos Odús da testa e do centro da cabeça.
Entretanto, e porque tantas vezes aqui, as pessoas pretendem saber quais são os seus Orixás através da sua data de nascimento, uma vez mais recordo que o Orixá que domina os Odús/Caminhos da pessoa, não é necessariamente o Orixá dono da Cabeça desta pessoa, esta resposta só pode ser obtida, em alguns casos. Mas, nesse novo método que apresento no livro, tem uma maior profundidade, podendo sim revelar os orixás certos que atuam na vida da pessoa. Porém encontrar o orixá CORRETAMENTE algumas pessoas só conseguirão por meio ou através do jogo de búzios, Ifá, revelado por um sacerdote ou um Guia de alto grau. Como também temos outros métodos fantásticos apresentados no livro que é o Mapa de Umbanda Astrológica, onde se verifica a ação dos raios e vibrações cósmicas por meio dos signos zodiacais da pessoa. E ainda o Ifástrologia que é a montagem do mapa de Ifá alinhado ao Zodíaco, mostrando cada odu em atuação nas casas zodiacais.. Portanto, pra certas pessoas não adianta perguntar na soma qual é o seu Orixá através da sua data de nascimento, pois não me será possível dar-lhe AQUI essa resposta. Mas, essa soma, mostra energias que atuarão no destino, dando rumos e metas a seguirmos.
Uma parte especial de pessoas só terão seus guias principais, orixás de cabeça e vibrações atuantes, por meio de iniciações completas. Além de ter também pessoas que não vieram pra ter contato direto com seus orixás, por isso muitas nascem incrédulas ou céticas, por isso não vá a uma consulta ou terreiro só pra testar o sacerdote ou por curiosidade. A menos que seu lado espiritual esteja despertando e sua consciência te inclinando a conhecer o Sagrado. Quem vai por inveja, por interesses mesquinhos, por curiosidade ou só pra testar, quase sempre será enganado e terá consequências ruins, pois o Sagrado e o sistema orácular ou divinatório não é brincadeira.
Os primeiros 16 odus |
MENSAGENS DOS ORIXÁS
1 no Sistema Osetura 8 no sistema de Ifá. OKANRAN MEJI – ÒKÀNRÀN MÉJÌ
Regente: Exu
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU são inteligentes, versáteis e passionais, com enorme potencial para a magia. Seu temperamento explosivo faz com que raras vezes atuem com a razão. Têm sorte nos negócios. No amor, extremamente sedutoras, são muito inconstantes e mentem com facilidade. As mulheres têm como ponto vulnerável o útero.
Ifá diz que a pessoa vai partir em viagem. Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo para que a viagem lhe traga fama e abundância. Ifá diz que quando a pessoa chegar ao seu destino será capaz de resolver um problema, o que lhe trará boa sorte. Ifá diz que a pessoa deve oferecer acaçás a Èsú antes de viajar. Ifá diz que quando esta pessoa chegar ao seu destino receberá muitos benefícios. Há-vários-caminhos-para-encontrar-a-terra-dos-ancestrais jogou Ifá para Igbegbe (rato) no dia em que iam vender ratos no mercado. Ifá aconselhou Igbegbe a fazer ebopara poder ver as coisas claramente. Igbegbe fez o ebo e ficou com uma visão clara.
Ifá diz que esta pessoa não está vendo as coisas claramente. Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para se afastar da confusão. Sakoto cantou:
Sakoto é belo, boa adivinhação é doce de louvar.
2 Osegura e o 12 no Ifá. EJIOKO MEJI
Regente: Ogum com influências dos Ibejis e de Obtalá
Elemento: Ar
Pessoas com esse ODU são intuitivas, joviais, sinceras e honestas. Revelam grande combatividade, mas não sabem conviver com derrota. Apesar de volúveis no amor, são muito ciumentas. Devem controlar obstinação e ter cuidado com a vesícula e com o fígado, seus pontos vulneráveis.
Ifá diz que se esta pessoa está grávida deve fazer ebo para prevenir abiku. Ifá diz que o bébé prometeu aos outros espíritos que voltaria em breve para a terra dos ancestrais. Ifá diz que o ebo deve ser feito para que o bébé mude a sua promessa de voltar para junto dos ancestrais antes de crescer. Ifá aconselhou Yaya e Yàyá a fazer um ebo. Yaya recusou-se a fazer o ebo. Yàyá fez o ebo.
A casa construída por Yaya ruiu. A casa feita por Yàyá permaneceu de pé o resto da sua vida e ele lá viveu confortavelmente a partir desse dia.
3 No Osetura e 9 no Ifá. ETAOGUNDÁ MEJI
Regente: Obaluaê com influência de Ogum
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU em geral vêem seus esforços recompensados. Costumam vencer na política e conseguem obter grandes lucros nos negócios, particularmente nas atividades agrícolas, mas podem sofrer desilusões no amor e traições dos amigos. Emocionalmente inconstantes, estão propensas a ter problemas espirituais e físicos, embora na maioria dos casos consigam se recuperar com facilidade de qualquer doença. Seus pontos vulneráveis são os rins, as pernas e os braços.
IROSO MEJI – IROSO UMBO -IROSU Yeku -IROSU Wori -DI IROSU -IROSU Owonrin- BARA IROSU -IROSU Kanran- IROSU EGUNTAN -OSA IROSU -IROSU KA -IROSU TURUPON -IROSU OTURA -IROSU ATE -IROSU SE – IROSU FUN |
4 no Osetura e o 5 no sistema Ifá. IROSSUN MEJI
Regente: Oxóssi com influência de Xangô, Iemanjá, Iansã e Egum
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU são generosas, sinceras, sensíveis, intuitivas e místicas. Têm grande habilidade manual e podem alcançar sucesso na área de vendas. Entre os aspectos negativos estão a tendência a sofrer traições amorosas e a propensão a acidentes. Muitas vezes são vítimas de calúnias e da perseguição dos seus inimigos. Também precisam cuidar da alimentação, pois seu ponto vulnerável é o estômago.
Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para ser protegido dos seus inimigos. Ifá diz que as oferendas devem ser feitas à família Egungun. Ifá diz que a pessoa ou alguém perto dela procura engravidar. Ifá diz que fazendo o ebo ele trará a benção de filhos.
5 No osetura e o 15 no Ifá. OXÊ MEJI
Regente: Oxum com influências de Iemanjá e Omulu
Elemento: Água
Pessoas com esse ODU têm mão de magia, força e proteção espirituais, religiosidade e uma inclinação especial para o misticismo e as ciências ocultas. São ótimos professores e se destacam em qualquer atividade que exija liderança, mas precisam aprender a controlar sua vaidade e seu egocentrismo. Outro aspecto negativo é a tendência a se vingar quando estão com raiva. Seus pontos vulneráveis são o aparelho digestivo e o sistema hormonal.
Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para ser olhada como uma pessoa importante. Ifá diz que a boa sorte desta pessoa está dividida entre a parte espiritual e a parte humana. Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para receber as bençãos dos Espíritos da Terra.
6 no Osetura e o 7 no Ifá. OBARÁ MEJI
Regente: Xangô com influências de Exu, Iansã, Oxossi. Oçanhe e Logunedê
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU têm grande proteção espiritual e costumam vencer pela força de vontade, especialmente em profissões relacionadas à Justiça. Mas são com freqüência vítimas de calúnias e não têm sorte no amor. Devem aprender a silenciar sobre seus projetos e a determinar por onde começá-los. Seu ponto vulnerável é o sistema linfático.
Ifá diz que é uma boa altura para esta pessoa começar um novo projecto. Ifá diz
que esta pessoa quer movimentar-se na altura certa. Ifá diz que esta pessoa está prestes a entrar numa relação e que esta relação será boa. Ifá diz que esta pessoa receberá a benção da abundância e a benção de um bom relacionamento.
IDI MEJI -Idigbe IDI – Yeku IDI – Wori IDI – ROSU IDI – Owonrin IDI – BARA IDI – Òkànràn IDI – Ogunda IDI – SA IDI – KA IDI – Oturupon IDI – OTURA IDI – RETE IDI – SE IDI Òfún |
7 no Osetura e 4 no sistema Ifá. ODI MEJI
Regente: Obaluaê com influências de Exu, Oxalufam e Oxumarê
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU são ambiciosas e costumam ser bem sucedidas na sua profissão, mas a indecisão as leva a não concluir muitos dos seus projetos. Quando a fé as impulsiona, porém, ultrapassam todas as barreiras. Sonham com o poder e adoram se divertir, às vezes, provocam enormes confusões. Não têm sorte no amor. Seus pontos vulneráveis são os rins, a coluna e as pernas.
Ejiogbe – Ogbe Yeku – Ogbe Wori – DI Ogbe – Ogbe ROSU – Ogbe Owonrin – BARA Ogbe – Ogbe Kanran – Ogbe YONU – Ogbe SA – Ogbe KA – Ogbe TURUPON – TURA Ogbe – Ogbe ATE – Ogbe SE – Ogbe FUN |
8 no sistema Osetura e 1 no sistema de Ifá. EJONILÊ MEJI
Regente: Oxaguiã com influências de Xangô, Oxum e Oxossi
Elemento: Ar
Pessoas com esse ODU são dedicadas e honestas e levam uma vida quase sem sofrimentos. Mas estão sujeitas a acidentes graves. Amam com intensidade e têm amizades sinceras. Quando são repudiadas ou sofrem uma traição, podem se tornar vingativas. Devem evitar o consumo de álcool e de carne vermelha e se vestir de branco nas sextas-feiras. Seu ponto vulnerável é o sistema nervoso central.
Ifá diz que a pessoa está prestes a iniciar uma viagem. Ifá diz que há a benção de uma longa vida, abundância e descendência. Ifá diz que a estrela da pessoa brilhará sobre todos os que encontrar na sua caminhada. Ifá diz que a pessoa deve comer batatas doces como medicina para a boa sorte. Quando Òdùnkún começou a cantar, Èsú colocou-lhe uma canção na sua boca e Òdùnkún começou a cantar:
Imortais, deixem a minha vida ser doce, o Aláyun Gbáláyun
OSA MEJI – OSA Ogbe – OSA Yeku -OSA Wori -OSA DI -OSA ROSU -OSA WONRIN -OSA BARA -OSA Òkànràn- OSA Gunda -OSA KA -OSA Oturupon -OSA OTURA -OSA RETE -OSA SE – OSA FU |
9 no Osetura e o 10 no Ifá. OSSÁ MEJI
Regente: Iemanjá com influ
ências de Xangô, Oçanhe, Oxossi e Iansã
Elemento: Água
Pessoas com esse ODU são líderes natas, mas seu autoritarismo lhes cria sérios problemas, inclusive conjugais. O instinto protetor e a religiosidade também as caracterizam. Seus pontos vulneráveis são os conflitos psicológicos e, no caso das mulheres, os problemas ginecológicos.
Ifá diz que a pessoa deve fazer um ebo em nome dos ancestrais. Ifá diz que se a pessoa fizer o ebo não perderá o que já tem. Ifá diz que esta pessoa ajudou muitas outras e que algumas não apreciaram a ajuda. Ifá diz que a pessoa deve ignorar aqueles que não apreciam o seu trabalho e continuar a fazer boas coisas no mundo. Ifá diz que o bom trabalho em breve lhe trará boa fortuna.
Òfún MEJI -GBE Òfún- Òfún Yeku -Òfún IWORI -DI Òfún -Òfún ROSU -Òfún Owonrin -BARA Òfún -Òfún KONRAN -Òfún EGUNTAN -Òfún SA -Òfún KA -Òfún Oturupon -TURA Òfún – Òfún Irete -Òfún SE |
10 no Ostura 16 no Ifá. OFUN MEJI – ÒFÙN MÉJÌ (ORAGUN MÉJÌ) – Òfún MEJI E OMOLODU
Regente: Oxalufam com influências de Xangô e Oxum
Elemento: Ar
Pessoas com esse ODU são inteligentes, fiéis e honestas, capazes de dedicar atenção total ao seu amor. Têm amigos sinceros e elevada espiritualidade. Em contrapartida, mostram-se muito teimosas e tendem a sofrer perseguições e desilusões amorosas. Seus pontos vulneráveis são o estomago e a pressão arterial. Ifá diz que esta pessoa deve adorar Obàtálá. Ifá diz que esta pessoa é um adorador de Obàtálá e que deve fazer ebo de Obàtálá para pedir abundância. Ifá diz que a oferenda deve ser feita com a recitação deste Odu. Ogbe-o-estrangeiro foi quem jogou Ifá para Òrisànlá no dia em que Òrisànlá procurava por abundância. Ifá aconselhou Òrisànlá a fazer ebo. Òrisànlá fez o ebo. A partir desse dia Òrisànlá teve todas as bençãos que precisava. Todas-as-coisas-aparecem-como-os-espinhos-que-ferem-os-pés foi quem jogou Ifá para Eléjìòràngún no dia em que ele estava no meio dos seus inimigos. Ifá aconselhou Eléjìòràngún a fazer ebo. Eléjìòràngún fez o ebo. A partir daquele dia Eléjìòràngún derrotou os seus inimigos.
Etutu (Oferenda) : adimu de Obàtálá.
Possa assim ser.
11 Osetura e o 6 no Ifá. OWRYN MEJI
Regente: Iansã com influências de Exu, Oçanhe e Egum
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU têm imaginação fértil, boa saúde e vida longa, mas as más influências e a falta de fé as levam a enfrentar dificuldades materiais e a só alcançar o sucesso depois de grandes sacrifícios. São muito volúveis no amor. As mulheres geralmente fracassam no primeiro casamento, mas acabam encontrando a felicidade. Devem evitar a bebida e outros vícios. Seus pontos vulneráveis são a garganta, o sistema reprodutor e o aparelho digestivo.
Ifá diz que a pessoa deve assumir a posição de responsabilidade dentro da sua família. Ifá diz que a pessoa pode ajudar um familiar a resolver um problema. É-a-grande-árvore-que-tem-um-sino-de-latão-escuro-que-debaixo-da-pequena-palmeira-soltou-insultos-dizendo-que-ninguém-devia-puxar-a-cabaça-gradualmente-para-além-deles quem jogou Ifá para Ologbo Jigolo (gato preguiçoso), no dia em que Ologbo Jigolo se encontrou atacado por aqueles que atiram pedras. Ifá aconselhou Ologbo Jigoloa fazer ebo. Ologbo Jigolofez o ebo. A partir desse dia Ologbo Jigolo viajou sem preocupações. Ologbo Jigolo começou a dançar e a cantar em honra do Awo, enquanto o Awo louvava Ifá, enquanto Ifá louvava Olodunmaré. Quando Ologbo Jigolocomeçou a cantar, Èsú colocou-lhe uma canção na boca. Ologbo Jigolo cantou:
Ifá diz que se esta pessoa está planeando viajar ela deverá fazer ebo para se prevenir contra as pedradas, os problemas. Ifá diz que depois de fazer o ebo esta pessoa deverá usar ervas Eyonu pata atrair coisas boas enquanto viajar.
12 no Sistema Osetura e o 3 no sistema de Ifá EJI-LAXEBARÁ – ÌWÒRI MÉJÌ
Regente: Xangô com influências de Logunedê e Iemanjá
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU têm o dom de convencer os outros. Dotadas de grandes qualidades espirituais, são bondosas, justas e prestativas, embora às vezes se mostrem arrogantes. Apaixonam-se com facilidade e são muito ciumentas. Devem evitar bebida e podem ter problemas judiciais ou relacionados à perda de bens. Seu ponto vulnerável é a circulação sanguínea.
Ifá diz que a pessoa deve fazer ebopara precaver-se da morte e da doença. Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo de modo a que o mundo não o trate como se estivesse morto ou moribundo. Ifá diz que a pessoa deve receber 2 imagens de Ibeji, uma imagem feminina e outra masculina, para colocar no seu oratório pessoal. Ifá diz que os Ìbeji dar-lhe-ão proteção contra os inimigos, morte e doença.
13 no sistema Osetura o 2 no Sistema de Ifá. EJIOLIGIBAN MEJI
Regente: Nanã com influência de Obaluaê
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU aceitam com resignação os sofrimentos físicos, emocionais e espirituais, conscientes de que todas as situações da vida são transitórias. Além disso, sua profunda fé termina por lhes assegurar vitória. Não têm muita sorte no amor. Dotadas de mão de cura, se destacam nos serviços médicos e de assistência psicológica e nas terapias alternativas. Seus pontos vulneráveis são o baço e o pâncreas.
Ifá diz que a pessoa receberá a benção da alegria. Ifá diz que qualquer que seja a alegria na vida desta pessoa, ela será redobrada. Ifá diz que a benção da alegria inclui abundância e crianças. Ifá diz que as coisas não correrão bem na vida desta pessoa enquanto não fizer ebo. Ifá diz que a vida desta pessoa anda em zig zag entre a boa e a má sorte. Ifá diz que esta pessoa tem problemas em aceitar a alegria na sua vida e a sua atitude deve mudar. Ifá diz que a pessoa deve fazer ebopara assegurar que não perderá o que ganhou até agora. Ifá diz que oferendas de adimu (comida) com úm arrátel de inhame devem ser dadas ao seu Òrisà. Ifá diz que a pessoa deve “vestir” o assentamento do seu Òrisá pessoal. Ifá diz que orações devem ser ofertadas para afastar uma inesperada morte ou infortúnio. Ifá diz que a pessoa tem lutado muito e que receberá a benção da paz.
IKA MEJI -IKA GBE -IKA Yeku -IKA Wori -IKA DI- IKA ROSU -IKA WONRIN -IKA BARA -IKA KONRAN -IKA EGUNTAN -IKA SA -IKA OTURUPO -IKA OTURA -IKA RETE -IKA SE -IKA FU |
14 no Osetura o 11 no Ifá. IKÁ MEJI
Regente: Oxumarê com influências de Oçanhe e Nanã
Elemento: Água
Belas e sensuais, as pessoas com esse ODU têm aparência juvenil e forte poder de sedução. Vivem paixões arrebatadoras mas passageiras e estão sempre em busca de novos amores. Possuem talento para a magia e enorme força espiritual, que se manifesta através do olhar. Enriquecem com facilidade e se destacam na vida profissional e social, mas são desconfiadas e propensas a ter conflitos psíquicos. Seu ponto vulnerável são as articulações que podem lhes causar problemas de locomoção.
Ifá diz que a pessoa passa por um período difícil no seu relacionamento. Ifá diz que se a pessoa é casada, está a ter problemas no seu casamento. Ifá diz que esta pessoa está demasiado ansiosa e que isso proporciona as condições para que os seus problemas aumentem. Ifá diz que há pessoas que a querem ajudar mas que ela as afasta do seu caminho. Ifá diz que a pessoa precisa de coragem.
15 no Osetura e o 14 no Ifá. OGBEOGUNDÁ MEJI (Irete)
Regente: Oba com influências de Eua
Elemento: Água
Pessoas com esse ODU são valorosas, combativas e imparciais, mas costumam sofrer desilusões amorosas, o que acentua sua agressividade e seu sentimento de rejeição. Têm saúde frágil: estão sujeitas a problemas nos olhos, ouvidos e pernas e a distúrbios do sistema neurovegetativo.
Ifá diz que esta pessoa terá muitos filhos. Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para que eles tenham abundância e bom carácter. Ifá diz que a mulher que quer ter filhos deve fazer um ebo com as suas jóias e pedir aos ancestrais a benção de ter crianças.
16 Osetura e o 13 no Ifá – ALÁFIA ONAN (ÒTÙRÁ MÉJÌ)
Regente: Ifá
Elemento: Ar
Calmas, racionais e espiritualizadas, as pessoas com esse ODU têm domínio sobre suas paixões. São excelentes nas áreas de vendas e de artesanato, mas desistem facilmente dos seus projetos e perdem o interesse por aquilo que já conquistaram. Estão sujeitas a problemas cardiovasculares, psíquicos e de visão.
Ifá diz que esta pessoa deve fazer um ebo para que os ancestrais destrutivos da sua família não lhe roubem a abundância. Ifá diz que esta pessoa deve fazer uma oferenda ou agrado aos seus companheiros para que eles não se tornem ciumentos, invejosos e destruidores.
Os Odus e os Elementos:
Terra
Irosun, Egi Laxeborá, Iká Ori e Obará.
Representam o caminho da tranqüilidade e da riqueza.
Água
Egi Okô, Ossá, Egi Ologbon e Oxé.
Representam o caminho da dúvida ao triunfo.
Ar
Onilé, Ofun, Obé Ogundá e Aláfia.
Representam o caminho da indecisão até a paz.
Fogo
Okaran, Odi, Owanrin e Eta Ogundá.
Representam o caminho da insubordinação até a guerra.
Há muitos questionamentos sobre os Odús, em especial, sobre como se soma. Mas, como vemos no post, é muito simples. No entanto, os odús revelados pelos numeros da data de nascimento, são mais referentes as regencias de areas de nossa vida. Na verdade o nosso Orixá pessoal, Pai de Cabeça ou os protetores e guias mais próximos, nem sempre são mostrados nessa soma, especialmente na antiga soma conhecida na internet. Porém com a soma apresentada aqui há um grande percentual de acerto nos orixás de uma pessoa. Especialmente usando em conjunto o mapa astrológico de Umbanda pra confirmar e cruzar informações. E lembrando que nessa soma popular da internet, o resultado da soma já é direto no sistema Osetura, já na soma de Umbanda Astrológica, a soma é de Ifá e transferida ao Osetura. E isso faz toda difença. Comprem o livro A Coroa Astrológica de Orumila e confiram melhor.
Odú da testa rege nossa vida material, como se fosse nosso Ascendente na Astrologia. Já o da nuca, rege nosso campo espiritual. Ele nos mostra vibrações que nos cobrem. Porém não quer dizer que nele esteja revelado nosso pai de cabeça e linhas atuantes. Veja que os Odús mostram além do Regente, os orixás influenciadores. Assim você poderá ter um orixá regente à nível cosmico e um dos influenciadores ser o orixá de cabeça agindo sobre comando cosmico de tal regente.
Entretanto, e porque tantas vezes aqui, as pessoas pretendem saber quais são os seus Orixás através da sua data de nascimento, uma vez mais recordo que o Orixá que domina os Odús/Caminhos da pessoa, não é necessariamente o Orixá dono da Cabeça desta pessoa, esta resposta só pode ser obtida CORRETAMENTE através do Jogo de Búzios Consagrados. Ou no Mapa de Umbanda Astrologica, pois, vai olhar as configurações gerais como um todo. Levando em conta o céu do momento, percebemos as vibrações em ação e quais se sobreponham no nosso destino.
Ifá é o Orixá da adivinhação e para tudo e deve ser consultado. Existem alguns tipos de jogo: o de Opelé Ifá, o rosário de Ifá, o jogo de búzios, etc. No jogo de búzios (Erindilogun) quem fala é Exu. São dezesseis búzios que podem ser jogados também pelos Babalorixás e Ialorixás. A consulta a
Ifá é uma atividade exclusivamente masculina, mas as mulheres passaram a poder pegar nos búzios porque oxum fez um trato com exu, conseguindo dele permissão para jogar. O jogo de Opelé Ifá baseia-se num sistema matemático, em que se estabelece 256 combinações resultantes dos 16 odus usados no jogo de búzios multiplicado por 16. Nada se faz sem que antes se consulte o oráculo, quanto mais séria a questão a ser resolvida, maior a responsabilidade da pessoa que faz o jogo.
Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, isso nós dizemos que a mesma está com o odu negativo, ou seja: seu destino sua conduta foge as regras siderais (seguiu um caminho negativo dentro do estabelecido). Nós quando nascemos, somos regidos por um odu de ori (cabeça), que representa nosso “eu” assim como odu de destino, etc. O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da consulta a Ifá, o oráculo, que se manifesta pelo jogo. Ifá tem seu culto específico e o mais alto cargo do culto de Ifá é o de Oluwô, título concebido a alguns Babalaôs.
Os Orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se alimentar, o odu é o caminho, a existência do destino o qual o Orixá e todos os seres estão inseridos.
Odus são presságios, destinos, predestinação. Os odus são inteligências siderais que participaram da criação do universo; cada pessoa traz um odu de origem e cada orixá é governado por um ou mais odus. Cada odu possui um nome e características próprias e divide-se em “caminhos” denominados “ese” onde está atado a um sem-número de mitos conhecidos como Itàn Ifá. Os odus são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca.
Os Odús sintetizam o potencial de cada indivíduo, seus talentos, suas limitações, a forma de agir e reagir com o seu meio. São eles que indicam traços fortes e pontos vulneráveis, conhecendo-os, podos lidar , melhor com ele e viver bem com a gente e com os outros, pois um Odú, não pode ser trocado, apenas lapidado.
Prega-se que só os odús da testa e do centro da cabeça são importantes, mas, não é bem assim. Os da nuca e das frontes laterais tem funções importantes que são demonstradas numa analise aprofundada.
Calcula-se o seu Odu de placenta somando todos os números da data de nascimento. O resultado desta soma tem a vibração de elementos e orixás determinados, com lendas e arquétipos.