Nosso campo energético é de vital importância e principal responsável pela nossa vida, afinal, estamos vivos graças a ele.
No campo físico, o corpo humano possui energia potencial, isto significa que ele armazena fontes de reserva para a realização de um trabalho, de uma atividade. Obtemos essa energia através da nossa alimentação e respiração, onde esta última é responsável por transportar os nutrientes em todo o nosso organismo.
Dentro das medicinais milenares como a chinesa, a indiana, etc..o campo energético é alimentado por uma energia vital que recebe influência dos nossos pensamentos e emoções.
Na medicina tradicional chinesa, esta energia vital é chamada de Ki. Quando estamos com o Ki equilibrado, há o perfeito funcionamento dos nossos órgãos e vísceras, pois ele nutre todo o nosso corpo e mantém nosso campo energético vitalizado.
E como equilibrar o Ki?
Para manter o equilíbrio do Ki é importante termos uma boa respiração, pois o pulmão é a fonte desta energia.
O ato de respirar corretamente proporciona inúmeros benefícios ao nosso corpo e mente e tem o poder de alterar estados emocionais. O velho e conhecido conselho de parar e respirar, tem grande sentindo, pois respirando fundo levamos a energia Ki ao nosso corpo como um todo, acalmando nosso estado emocional.
A prática de atividades físicas também é bastante importante nesse processo, pois além de produzir endorfina, hormônio que produz a sensação de bem-estar, alivia tensões e faz com que obrigatoriamente respiremos mais profundamente e o resto, já sabemos.
A oração também é um importante meio para equilibrar, principalmente o coração e atrair paz.
Bons pensamentos e atitudes também são responsáveis! Pensamentos positivos levam a emoções positivas e consequentemente a um campo energético saudável.
Hoje já é possível confirmar cientificamente a influência dos pensamentos e emoções em nosso organismo.
A existência dessa energia ficou plenamente demonstrada em experiências realizadas em universidades norte-americanas. Numa dessas experiências algumas plantas foram objeto de ódio por grupos de voluntários, enquanto outras recebiam vibrações de amor e carinho. As primeiras murcharam e algumas até morreram, ao passo que as outras, as que receberam pensamentos e sentimentos de amor ficaram cada vez mais exuberantes. Isto prova que há uma energia psíquica que pode ter efeitos benéficos ou maléficos, a depender dos sentimentos ou intenções do seu emissor e no nosso caso, de nós mesmos.
E por fim, a Terapia Holística, através de suas técnicas e aconselhamentos, ajuda a resgatar o equilíbrio e a harmonia tanto mental quanto emocional e claro, a energética.
Há também uma série de outras práticas como yoga, meditação, dança, pintura, canto, etc que ajudam a reequilibrar o campo emocional. Aqui o importante o fazer o que dá prazer e o que nos faz sentir pleno e feliz.
Quando estamos bem equilibrados, fic
amos com a “energia boa”, emanamos boas vibrações, capazes de serem sentidas consciente ou inconscientemente pelas pessoas próximas a nós.
amos com a “energia boa”, emanamos boas vibrações, capazes de serem sentidas consciente ou inconscientemente pelas pessoas próximas a nós.
E no final de tudo isso quem sai ganhando é o nosso corpo físico, pois seguindo estas regras básicas estaremos contribuindo para a manutenção da nossa saúde e bem-estar, evitando assim as doenças.
Para pensar: Se você nutre animosidade ou mau humor, imagine o tipo de energias que está gerando e atraindo para si mesmo.