AS CARTAS CIGANAS
A ilustração das Cartas Ciganas apresentadas neste blog foram feitas por Cristina Martoni e foram scaneadas do livro “Tarô Cigano” do autor André Mantovanni – editora Academia do Livro.
01 – O CAVALEIRO
O cavaleiro tem o impulso para enfrentar a vida e sempre traz alguma coisa, seja bom ou ruim, logo significa que algo está a caminho, mas ainda não chegou. Algo está na sintonia do consulente.
É uma carta de movimento e como um bom mensageiro representa o Exu, que é o próprio movimento da vida.
“Em meu cavalo negro, seguindo pela estrada eu vou, os perigos que aparecem eu enfrento sem temor”. Música Fé e amizade – cd Caminho Cigano – Wal Hei
CARTA 02 – O TREVO (OU OS OBSTÁCULOS)
Esta carta representa os obstáculos, os pequenos problemas (de fácil solução), os empecilhos que surgem para testar e aumentar a nossa força de vontade e determinação em prosseguir.
Mas o Trevo também é a figura desta carta, o que indica sorte. Portanto a sorte está em pedir ajuda aos amigos, pois a mesma está a disposição do consulente, então o jeito é estar aberto para aceitar a generosidade e a ajuda do próximo. Os amigos, ou até mesmo desconhecidos, são, nessas ocasiões, o talismã que nos protege.
“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo” Fernando Pessoa
CARTA 03 – O NAVIO
O navio leva alguém embora, saindo da sintonia do consulente e que certamente vai deixar saudades, logo também é uma despedida, o que representa uma adaptação a nova realidade.
É uma carta de movimento e representa Yemanjá ou Nossa Srª da Conceição, por isso aconselha a limpeza emocional, pois quando tomamos um banho de mar, nos sentimos renovados. E encara a vida como uma longa viagem ch
eias de possibilidades
“É bom ter um objetivo para a viagem; mas, afinal, é a viagem que importa” Ursula K. Leguin
CARTA 04 – A CASA (OU A TENDA)
Pode ser a casa interna do consulente, pois toda casa representa estrutura, solidez e equilíbrio. Por isso mostra um lado racional para que o próprio equilíbrio seja mantido.
É uma carta parada e no negativo indica rigidez na personalidade do consulente.
Para alguns oraculista esta carta representa a família ou o lar seguro. Mas para mim não tem esta conotação.
“Ter uma casinha branca de varanda, um quintal e uma janela para ver o sol nascer” Música: Casinha Branca – Peninha
CARTA 05 – A ÁRVORE
Representa, inclusive, a família, por causa de árvore genealógica.
Também significa saúde, por ser Oxossi (ou São Sebastião) o orixá desta carta, ou seja, a cura através da ervas frescas das florestas.
“A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos em tempo certo” Chico Xavier.
CARTA 06 – AS NUVENS (OU OS VENTOS)
Indica uma crise, porém passageira, pois a recuperação virá rápida, assim que os ventos da confusão passarem.
As nuvens estão sempre em movimento, logo é uma carta de movimento.
Esta carta representa a orixá Inhansã (ou Santa Barbara), dos ventos e das tempestades.
Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda – Provérbio chinês
Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces – Dalai Lama
CARTA 07 – A COBRA (OU A SERPENTE)
A cobra também representa a sexualidade (kundalini) do consulente e a maneira como ele a expressa.
Outro aspecto é a auto-sabotagem (medo e insegurança que paralisam) e a necessidade de defesa.
É o orixá Oxumaré quem representa esta carta.
Carta de alerta: Cuidado com fraude, trapaça, mentira e ameaça.
“Quem já teve a oportunidade de ver uma cigana dançando, com o seu corpo se movimentando, como a ondulação de uma serpente? A serpente do arco-íris. Quem já pode observar o olhar de um cigano? Que hipnotiza, atrai, como o olhar de uma serpente. A serpente do arco-íris” Livro: Ciganos Rom – Um povo sem fronteiras – Nelson Pires Filho – Editora Madras.
“Nada na vida deve ser temido, somente compreendido. Agora é hora de compreender mais, para temer menos”. Marie Curie
“O nosso medo mais profundo é não dar conta da nossa própria luz” – Nelson Mandela.
CARTA 08 – O CAIXÃO
O caixão representa o mundo interior do consulente, são as mudanças de valores, a quebra de padrão de comportamento, é o aprendizado interno.
“Ó Mestre, fazei que eu procure mais, consolar que ser consolado.
Compreender que ser compreendido. Amar que ser amado. Pois é dando que se recebe é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna” Oração de São Francisco de Assis.
CARTA 09 – AS FLORES (OU O RAMALHETE)
Simbolicamente, o ramalhete de flores é a imagem da perfeição espiritual, logo representa a Cigana Espiritual do(a) consulente(a).
E representa a orixá Nanã ou Santana.
“Toda mulher gosta de rosas e rosas e rosas, muitas vezes são vermelhas,
mas sempre são rosas” Música: Rosas – Ana Carolina
CARTA 10 – A FOICE
1) cortar: esta carta representa o rompimento, a interrupção, a separação, o término e o corte.
2) Separar: esta carta também representa as decisões a serem tomadas, logo as escolhas, pois separa o joio do trigo.
Também signfica a distância que precisamos manter numa determinada questão e a necessidade de se fazer ajustes na relação ou na vida, pois a foice também apara.
O orixá que representa esta carta é Omulú ou São Lázaro.
Carta de alerta: Hora de decidir: fazer ajustes, manter distância ou terminar uma relação.
“Aprendi com as primaveras a me deixar cortar para poder voltar inteira”. Cecília Meirelles.
CARTA 11 – O CHICOTE
Também significa a necessidade de se dedicar a algo, com rédeas curtas, ou seja, se esforçar para atingir os objetivos, correr atrás do que se quer, ter empenho para obter êxito.
A magia e o poder pessoal (poder de persuasão) também são indicados por esta carta e a conseqüente intenção ou força da mente que é utilizada para se concretizar os objetivos.
Porém a influência externa é demonstrada aqui, é a presença de energia maléfica atuando na vida da pessoa ou um feitiço feito na inteção de quebrar as defesas e a harmonia individual. são as más companhias no astral, ou melhor, os obsessores, daí a importância do consulente melhorar o seu padrão vibratório, pois só assim essas influências serão desfeitas.
“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve. E a vida é muito bela para ser insignificante”. Charles Chaplin
CARTA 12 – OS PÁSSAROS (OU AS CORUJAS)
É uma carta espiritual, pois nos remete a fé e a paciência, ou seja, a necessidade de deixar as coisas acontecerem, logo a necessidade de esperar, com confiança em si mesmo e na vida.
Outro significado é o abrir as asas para alçar vôo, é a expansão, é o pensar alto.
“Andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá…A fé tá na maré,
na lâmina de um punhal, na luz, na escuridão…Mesmo a quem não tem fé, a fé costuma acompanhar, Pelo sim, pelo não…Andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá…” Música: Andar com Fé – Gilberto Gil
CARTA 13 – A CRIANÇA
Esta carta significa a infância e os filhos. Também simboliza a criança interior e a postura de se estar aberto (receptivo) perante a vida.
Representa a necessidade de flexibilizar numa determinada situação, pois o radicalismo impede o fluxo natural da energia e tende a estagnação.
Um outro significado é a ingenuidade ou a inocência, principalmente em situações que exijam atenção e percepção para que o consulente não seja deixado de lado nem passado para trás por pessoas maliciosas.
Outro aspecto é a imaturidade e a irresponsabilidade, pois a vida traz situações onde o aprendizado e a evolução são necessários, para se quebrar um padrão de comportamento.
Esta carta representa o Erê.
“E o menino com brilho do sol na menina dos olhos sorri e estende a mão,
entregando o seu coração. E eu entrego o meu coração.
E eu entro na roda e canto as antigas canções de amigo irmão, as canções de amanhecer, lumiar a escuridão. E é como se eu despertasse de um sonho que não me deixou viver e a vida explodisse em meu peito com as cores que eu não sonhei e é como se eu descobrisse que a força esteve o tempo todo em mim” – Música: De volta ao começo – Gonzaguinha
CARTA 14 – A RAPOSA
Também representa a feminilidade, o charme e a sedução de uma mulher.
Outro significado é “a outra ou o outro” numa infidelidade conjugal.
Representa a Pomba-gira.
Carta de alerta: Atenção para não cair numa armadilha ou emboscada.
“Ei você, pare aí. Não cansa de tanto enganar. Se tá pensando que eu sou lok. Se não quer mais curtir o nosso amor. Vem dizer que acabou. O que se sabe é mais ferir, nas traições que surgem. As piratarias e de ilusão o nosso amor, Não sobreviveria” – Música: Traição – Luiz Melodia
CARTA 15 – O URSO
1) O urso abraça e finca as suas garras, quando vai matar a sua presa, logo significa a falsidade, a inveja, o ciúme, a agressividade, o despeito, o mau caráter, o mau conselho. São os amigos ursos, Geralmente ela se manifesta na área profissional, embora esteja presença em vários setores da nossa vida.
2) Maternidade: Nenhum animal enfrenta uma mãe ursa. Só o grito dela afasta qualquer predador de seu filhote. Logo, representa a maternidade ou o lado materno de uma pessoa.
3) O urso hiberna no inverno, em tempos difíceis. A hibernação é o estar isolado na toca. Depressão, tristeza, reclusão, estar fechado, desistência, auto-abandono. Pode ser a tendência da pessoa ou um momento para se recuperar de alguma experiência desgastante.
4) Os ursos são uns dos maiores produtores de feromonios do reino animal, por isso eles andam quilômetros seguindo o rastro da fêmea. Representa o bom entronsamento (a química) sexual entre um casal.
Carta de alerta: Cuidado com algum rival e cuidado para não entrar em depressão.
“Ando devagar, porque já tive pressa e levo esse sorriso, porque já chorei demais.
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe?
Eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, que nada sei.
Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maças.
É preciso amor para poder pulsar. É preciso paz para poder sorrir, é preciso chuva para florir. Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e tocando em frente,
como um velho boiadeiro levando a boiada eu vou
tocando os dias pela longa estrada eu sou, estrada eu vou…
Todo mundo ama um dia, todo mundo chora, um dia a gente chega e o outro vai embora. Cada um de nós compõem a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz”
Música: Tocando em frente – Almir Satter e Renato Teixeira.
CARTA 16 – A ESTRELA
Dizem que a estrela é a conversa entre Deus e o homem, através dos anjos que nos acompanham e é a luz espiritual, pois nunca estamos sozinhos e há uma mão invisível que nos aponta a melhor direção, portanto devemos confiar na nossa própria intuição e na providência divina, mas depende de nós querermos ou não trilhar o caminho indicado.
Esta carta nos remete a necessidade da contemplação e a presença da inspiração e criatividade na vida de uma pessoa, principalmente dos artistas. Significa a Intuição (para atingirmos os nosso objetivos ou sonhos) e a Proteção Espiritual que sempre nos acompanha. Por isso devemos acreditar em nossa luz, em nosso brilho e na própria capacidade pessoal.
Também significa a saudade, pois lembramos de alguém quando vemos alguma estrela no céu.
“Estrela de luz, que me conduz, estrela que me faz sonhar, amor, sonhe com os anjos, não se paga pra sonhar, eu sou a noite mais bela que encanta o teu sonho, te alucina por te amar, amar, amar. Vem, nas estrelas do céu…” Samba enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel/1992
CARTA 17 – A CEGONHA (OU A GARÇA)
Na minha opinião é a melhor carta do baralho, pois ela representa mudanças sempre positiva. E anula qualquer energia negativa.
“Era uma vez, vejam vocês, um passarinho feio, que não sabia o que era,
nem de onde veio. Então vivia, vivia a sonhar em ser o que não era
Voando, voando com as asas, asas da quimera, sonhava ser uma gaivota porque ela é linda e todo mundo nota, e naquela prentensão queria ser um gavião E quando estava feliz queria ser a misteriosa perdiz. E vejam então que vergonha quando quis ser a sagrada cegonha”.
Música: Lenda do Pégaso – Jorge Mautner
CARTA 18 – O CÃO (OU O CAVALO)
Seu comportamento é de fidelidade, companheirismo e lealdade. Nos aceita, nos entende e nos apoia, pois inspira confiança. E, além do mais, não pede nada em troca.
Um cão ou um amigo sempre nos oferece ajuda e proteção.
Também indica a amizade desinteressada e a necessidade de ter amigos ou de ter uma vida social para que uma pessoa possa se sentir bem.
“Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito”
Música: Canção da América – Milton Nascimento.
CARTA 19 – A TORRE
A torre simboliza o isolamento necessário para a meditação, para a oração e para o silêncio. É a necessidade de entrar em contato com o Eu Interno e para promover a elevação espiritual. É o momento propício para a própria observação, para o autoconhecimento, e o autocontrole sobre si mesmo.
Esta carta representa o destino, o karma, o que é necessário (e inevitável) acontecer na vida de uma pessoa.
Também é uma carta espiritual, pois propicia a elevação da alma até Deus, uma vez que a torre está em contato direto com o céu.
“Um homem verdadeiramente livre já nasce responsável pelo seu próprio destino” Peça teatral: A Marca do zorro
.
“O silêncio me lembra quem eu verdadeiramente sou” Mauro Bühler
“Se eu quiser falar com Deus, tenho que ficar a sós, tenho que apagar a luz, tenho que calar a voz, tenho que encontrar a paz, tenho que folgar os nós..” Se eu quiser falar com Deus – Gilberto Gil
CARTA 20 – O JARDIM
Às vezes é o nosso jardim interno que precisa ser cultivado.
Também indica namoro, pois as pessoas apaixonadas gostam de estar juntas num lugar bonito e aproveitam para ter lazer, fazer um pic-nic e apreciar bons momentos.
O orixá desta carta é Ossaê.
“Você já vai chegar, alguém pra olhar a casa e alguém que regue o seu jardim, até você voltar” Música: Canção pra quando você voltar – Herbert Vianna / Leoni
CARTA 21 – A MONTANHA
Esta carta representa a justiça (terrena ou divina) e todo o seu universo, processos judiciais, heranças, disputas legais, leis, procurações e papeladas.
Que bom seria se todos pudessem administrar suas vidas com justiça e retidão. É justo agir com bom senso e assumir a responsabilidade sobre os próprios atos, como é justo ser verdadeiro consigo mesmo e com o próximo.
É uma carta parada e também significa um grande problema, pois não é nada fácil atravessar uma montanha. Como não é fácil ‘carregar’ uma montanha nas costas.
O orixá desta carta é Xangô ou São Jerônimo.
“Eu vou seguir uma luz lá no alto eu vou ouvir, uma voz que me chama eu vou subir a montanha e ficar bem mais perto de Deus e rezar. Eu vou gritar para o mundo me ouvir e acompanhar, toda minha escalada e ajudar a mostrar como é o meu grito de amor e de fé”
Música: A Montanha – Roberto Carlos
CARTA 22 – OS CAMINHOS
cida ou nos aventurarmos por um novo atalho. É a possibilidade de explorar novos territórios e descobrir coisas novas.
Esta carta representa os caminhos abertos, sem obstáculos, onde encontraremos uma certa facilidade, mas depende de nós caminharmos com uma nova postura, de peito aberto e confiantes no roteiro que fizemos antes de começar a caminhada.
O orixá desta carta é Ogum ou São Jorge.
“Ninguém pode mudar o começo mas, se quiser, qualquer um pode mudar o final”. Chico Xavier.
Porém, o rato é um animal persistente que não desanima e vai atrás do queijo, quando alguém muda a posição do mesmo. Logo, também significa a persistência que devemos ter numa situação.
Carta de alerta: Cuidado com o ladrão, pois ele pode roubar o teu diheiro, a tua alegria ou a tua paz, como ele pode roubar a tua energia.
“…Comparam-nos a desprezíveis ladrões,
Nenhuma qualidade nos resta… estaremos sós,
No frio e escuro esgoto, restarão as baratas e nós,
Teremos que ser expulsos dos porões.
Mereceríamos ao menos o reconhecimento,
De que muitos sofrimentos foram evitados,
Enquanto cobaias, também fomos utilizados,
Em prol da ciência e do conhecimento…” Poesia: Simplesmente ratos – Fabio Rocha
CARTA 24 – O CORAÇÃO
Também pode significar o coração físico do consulente ou de alguém.
“Nunca se esqueça nem um segundo que eu tenho o amor maior do mundo, como é grande o meu amor por você” Música: Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos.
CARTA 25 – A ALIANÇA
Representa os vínculos, os acordos, os elos e as alianças que fazemos, sejam afetivas, famili
ares, profissionais e sociais.
Significa o compromisso, as associações, as parcerias, as uniões conjugais, laços afetivos, sociedades comerciais e relações de amizades.
“Levar meu corpo junto com o meu samba, o meu anel de bamba entrego a quem mereça usar”
Música: Não deixe o samba morrer – Edson e Aloísio
O livro representa o esforço intelectual, logo os estudos e as pesquisas; 0 trabalho ou o investimento.
Resumindo, esta carta simboliza o lado profissional ou estudantil do consulente.
Também significa a necessidade de se guardar um segredo, ser discreto e ficar calado, pois ninguém lê o que está num livro fechado.
“Quem fala menos, ouve melhor. E quem ouve melhor, aprende mais” – Chico Xavier
CARTA 27 – A CARTA
Também signfica a comunicação, a necessidade de se expor com clareza ou a divulgação de um trabalho. Logo, reflete o momento da autorevelação.
As próprias Cartas Ciganas trazem uma mensagem de aconselhamento ou orientação espiritual.
Na minha opinião, o mal da humanidade é a comunicação, pois as pessoas se calam (engolem sapos), não se expressam com harmonia ou se expressam de uma maneira muito agressiva. Eu sempre aconselho um esforço na melhoria da comunicação. Mas isso também implica em dar espaço para o outro se colocar, ou seja, devemos aprender a ouvir o outro com atenção e carinho.
”Não mantenha fechadas as caixas de alabastro que contêm seu amor e sua ternura até que seus amigos morram. Encha suas vidas com doçura. Diga palavras de aprovação e encorajamento enquanto seus ouvidos podem ouvir, e enquanto seus corações podem se emocionar e ficarem mais felizes com elas. Diga as coisas ternas que você pretende lhes dizer após sua partida, enquanto eles ainda estiverem por aqui.” (Anônimo)
CARTA 28 – O CIGANO (OU O CAVALHEIRO)
Nota: o sexo oposto é sempre o parceiro (a) no caso do consulente ser gay.
“Um homem também chora, menina morena, também deseja colo, palavras amenas, precisa de carinho, precisa de ternura, precisa de um abraço da própria candura. Guerreiros são pessoas tão fortes, tão frágeis. Guerreiros são meninos, no fundo do peito” – Música: Um homem também chora (guerreiro menino) – Gonzaguinha.
CARTA 29 – A CIGANA (OU A DAMA)
Nota: o sexo oposto é sempre a parceira, no caso da consulente ser gay.
“Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores”. Cora Coralina.
CARTA 30 – OS LÍRIOS
Esta carta representa as virtudes como a paz interior, a tranqüilidade, a serenidade, a pureza, a bondade e a harmonia.
A verdadeira paz espiritual é uma conquista pessoal, exigindo esforço, dedicação e procura.
Representa o orixá Oxum ou Nossa Srª da Aparecida.
“A paz invadiu o meu coração. De repente me encheu de paz. Como se o vento de um tufão. Arrancasse os meus pés do chão” Música: A paz – Gilberto Gil
Significa vitalidade, força, energia vital, sucesso, clareza e brilho intenso.
Também pode significar a luz interna, a essência divina do consulente, ou seja a alma.
<
br />É sempre positiva por expressar a autorealização e anula o negativo.
Representa o orixá Oxalá ou Jesus Cristo.
“Fiz do meu corpo cabana pra cantar o sol, fiz de um ano semana pra cantar o sol. Fiz do amor porcelana pra cantar o sol, fui cigarra e cigana pra cantar o sol. Dança, dança, dança pra cantar o sol, todo amor que emana, pra cantar o sol” – Música: Cigana – Oswaldo Montenegro.
“Eu sou o sol, sou em quem brilho para você, meu amor…”
Jorge Ben Jor
CARTA 32 – A LUA
A lua tem 4 fases e cada fase representa um aspecto, a saber:
1) A lua Nova é o que está no começo, algo que está se iniciando ou a renovação das energira. Quais são as emoções que surgem? Qual é a expectativa? Como conduzimos a ansiedade? Como lidamos com o novo?
2) A lua Crescente é o que precisa ser desenvolvido ou o que está em desenvolvimento, prospera qualquer investimento. As emoções também crescem com o envolvimento das pessoas. Temos maturidade emocional para enfrentar as situações? Estamos dispostos a crescer com os acontecimentos ou queremos permanecer na infantilidade e desistir no primeiro tropeço?
3) A lua Cheia é o ápice, é o limite máximo, é a plenitude da maturidade. Estamos nos entregando totalmente, conforme as nossas emoções nos indicam? Ou escondemos os nossos sentimentos por medo de nos expor ou de nos machucar?
4) A lua Minguante é o que precisa acabar e a necessidade de deixar partir, é neste ponto que precisamos do desapego para haver renovação, pois vivemos no mundo da impermanência, onde nada é eterno. Como lidamos com os ciclos que se encerram? Nos sentimos desnorteados, abandonados e fracos? Ou levantamos a cabeça e seguimos a diante, prontos para um novo ciclo de vida?
Se prestarmos atenção no nosso corpo e nas nossas emoções chegaremos a conclusão que os ciclos da vida são assim, uma situação se inicia, se desenvolve, atinge a plenitude e se desfaz. E em cada fase do ciclo as nossas emoções nos mostram o que é confortável ou não e o que devemos aprender. Por isso o ideal é que estejamos sempre atentos na forma como nos sentimos e posteriormente como nos comportamos.
Para alguns oraculistas, a lua representa o reconhecimento, a intuição (o lado sutil) e o lado feminino. É o que está oculto, pois muitas vezes a lua nem aparece no céu. Mas para mim é apenas o lado emocional e nada mais.
“Se essa lua fosse o tempo todo minha já não tinha amor no mundo e quem repare não sou o único a sentir paixão. que lua cheia tem um quê de amor de gueixa, não me deixem em paz por mais que eu me declare, não sou o único a sentir paixão”. Música: Lua – Fabio Jr. e Lula Barbosa
CARTA 33 – A CHAVE
Também significa a saída para os problemas, a busca de soluções e como o consulente vai agir diante das soluções encontradas, ou seja, o que depende exclusivamente do consulente.
Esta carta representa o Cigano Es
piritual do Consulente.
“Eu quero te olhar de um lugar diferente, eu quero a chave,
a chave da porta da frente. Eu quero agora e eu quero pra sempre”.
Música: A chave da porta da frente – Leoni / Frejat
Na china os peixes significam dinheiro, negócios e bens materiais.
Esta carta representa a vida material ou financeira do consulente. Indica lucro (multiplicação) em novos empreendimentos e que o empenho na atividade profissional será recompensado.
Também simboliza a intensidade e a fartura numa determinada questão.
E pode representar a realização, a concretização de algo na vida do consulente.
“Antes do peixe tem tira gosto, tem sardinha, tem ostra e atum, tem manjuba, mexilhão, marisco, tem agulha frita, siri, guaiamum. É um peixe com coco eu vou lá” Música: Peixe com Coco – Clara Nunes (letra Alberto Lonato/Josias/Maceió)
Esta carta representa a vida material ou financeira do consulente. Indica lucro (multiplicação) em novos empreendimentos e que o empenho na atividade profissional será recompensado.
Também simboliza a intensidade e a fartura numa determinada questão.
E pode representar a realização, a concretização de algo na vida do consulente.
“Antes do peixe tem tira gosto, tem sardinha, tem ostra e atum, tem manjuba, mexilhão, marisco, tem agulha frita, siri, guaiamum. É um peixe com coco eu vou lá” Música: Peixe com Coco – Clara Nunes (letra Alberto Lonato/Josias/Maceió)
CARTA 35 – A ÂNCORA
Esta carta representa o porto seguro, pois oferece firmeza e estabilidade.
Por outro lado, também significa a acomodação, o conformismo, a estagnação e o que está emperrado, pois também é uma carta parada.
“Eu sei! Que as cicatrizes falam, mas as palavras calam o que eu não me esqueci… Não vou mudar, esse caso não tem solução, sou fera ferida, no corpo, na alma e no coração” Música: Fera Ferida – Roberto Carlos.
CARTA 36 – A CRUZ
Esta carta significa as vitórias e as conquistas após um período de luta sobre os obstáculos, espera e sofrimento do consulente.
É a glória conquistada pelo sacrifício. É a superação das d
ificuldades através da fé. É a vitória após um trabalho árduo, mas sempre com a orientação divina. É o triunfo, pois a alma é eterna e somos a centelha divina.
Representa, inclusive, o desencarne, a morte física, afinal Jesus morreu na cruz. Mas não temos o direito de anunciar a morte de alguém, pois as pessoas ainda se sentem despreparadas para assimilar a mudança de dimensão que todos nós, um dia, vamos passar.
Também significa Preto-Velho.
“Diante da morte, qualquer morte, não fique triste, não lamente,
lembra-te que toda matéria, sempre, assume novas formas!
Toda a vida é um esplendor de formas! Não há morte!”