Esú

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Esú 1024 732 Marcos Passos

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Entendendo mais sobre Bara Esu (Exú Orixá) um pouco mais a fundo dentro do contexto do culto aos Orixás (Nigéria, Africa), eu trago uma breve explicação sobre realmente quem é Bara (Elegbará “aquele que habita o corpo”).

Pedimos  Ago/licença para citar o seu Orisirisi/Contos  onde se fala de seus dezesseis maiores atributos, sobretudo ligados ao Culto de Ifá. E que são tão deixado de lado até pelos seus Eleèsú – Sacerdote de Exú.   Os antigos Africanos nos transmitem que os assentamentos de Èsú na África seriam feito em pedras ( okutá ) chamadas de Yanjí, as quais seriam o próprio Exú, segundo ainda conta que Exú chegou a ser Rei de Ketu,  bem como, seria ele filho de Orunmila e Oxum

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Sua ferramenta em especial serve para transporta-lo a qualquer lugar e em qualquer situação.   Este orisa é o senhor do poder de tudo aquilo que tem quentura na face da terra, como ( o fogo – iná ), sangue vermelho ( ejé pupa ), pimenta da costa ( ataare ), bebidas ( oti ), azeite de dendê ( epó pùpá ). 


Ainda em outras lendas e/ou passagens deste Orisa diz ele ter 21 Èsé.   Èsú em África não bebe cachaça e sim diversas outras bebidas como gim, vinho branco no novo mundo, sua bebida natural é o emú ( vinho de palmas ). Seu ritual principal é o Ipade ( ato de reunião e apaziguar ), no entanto, sua predileção é o azeite de dendê que é revitalizante e energético, nunca esqueça de agradar este orisa, pois assim o fazendo sempre irá proporcionar felicidade, alegrias e fartura tanto para  a pessoa que faz seu culto, bem como, para sua comunidade. Aqui contamos seus  dezesseis “ÈSÉ”, os quais todos ligados a Ifá, a seus 16 Odú, dentre os fundamentos dos Iton Ifá “ Contos de Ifá” de Ilè Ifé.

Èshù  para uns, é um Orisa como todos outros, mas que raramente se tem notícia que uma casa de santo tenha recolhido um filho deste orisa, e na maioria das vezes que a pessoa é deste orisa, o babalorisa na hora da feitura  o consagram para o orisa Ogun.   Ao contrário do que é feito em África, que as pessoas consagradas a Èsú ficavam orgulhosas disso. No Brasil em virtude do sincretismo que fizeram a Èsú e/ou diabo, preferem serem mencionadas como de Ogun, para não serem discriminadas.

Èsú Yangí, segundo a historia Atòrun dòrun Èsú, delega a divida: o que foi projetada pôr ele será restituído através dos ebo efetuados pôr todos os elementos procriados. Esse mecanismo, que consiste em transferir a um outro a restituição do ase absorvido, é fundamental para a compreensão dos rituais de oferenda e da dinâmica do sistema.  A oferenda é que permite manter a integridade de cada indivíduo; controlada pôr ÈsúElebo, ela permite ao Èsú acompanhante exercer sua função de principio dinâmico, desenvolver e expandir a existência de cada pessoa.  

Assim com o devido respeito saudará ao  IMOLE  Èsú.

Mo  ju  iba, Èsú  Oba  Baba  awón  Èsú  Iba  se, o
Saudações, Èsú Senhor e Pai de todos os Èsú
Que esta homenagem se cumpra

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