PRINCIPAIS TIPOS DE TERAPIA COM FLORAL
Florais de Bach Rescue
O floral de Bach rescue remedy é indicados para casos de emergências como graves acidentes, angústia, medo ou terror, sendo composto das seguintes essências: Rock Rose, Impatiens, Star of Bethlehem, Clematis e Cherry Plum. Este floral confere conforto, equilíbrio e calma, mas deve ser utilizado por um breve período de tempo, não substituindo o bom senso e a responsabilidade pelo seu próprio bem-estar físico e mental.
Florais de Bach para dormir melhor
Alguns exemplos de florais de Bach para insônia são:
- Essência floral de White Chestnut;
- Essência floral de Aspen;
- Essência floral de Rock Rose;
- Essência floral de Agrimony;
- Essência floral de Scleranthus;
- Essência floral de Walnut;
- Essência floral de Willow;
- Essência floral de Impatiens.
Estes florais são indicados para o combate da insônia, melhorando a qualidade do sono, mas só devem ser utilizados sob orientação do fitoterapeuta.
Florais de Bach para ansiedade
Alguns exemplos de florais de Bach para ansiedade são:
- Essência floral de Agrimony;
- Essência floral de Impatiens;
- Essência floral de Larck;
- Essência floral de Red Chestnut.
Estes florais são úteis para combater a ansiedade, ajudando o indivíduo a ficar mais calmo, mas por vezes, é preciso complementar o tratamento com o uso de remédios que se compram nas farmácias.
Florais de Bach para depressão
Alguns exemplos de florais de Bach para depressão são:
- Essência de Gentian;
- Essência de Gorse;
- Essência de Mustard;
- Essência de Star of Bethlehem;
- Essência de Olive.
Uma das opções é utilizar uma destas essências de forma isolada, mas pode-se utilizar a mistura destas 5 essências florais para potencializar os resultados. Apesar de ser útil no combate a depressão, as vezes é preciso utilizar simultaneamente os remédios que se comprar na farmácia.
“Precisamos ter a consciência de perceber o nosso papel e o de cada um em nossa existência, com a transformação de tudo o que não gostamos em nós ou ao nosso redor”. Os florais podem ser aliados positivos na luta contra o tabagismo, pois ajudam encorajando a decisão de parar de fumar, reduzindo a ansiedade e fortalecendo o comprometimento, entre outros aspectos. Os florais funcionam mediante ao equilíbrio de sensações negativas, estimulando o corpo a curar a si mesmo. Auxilia a pessoa a ter autocontrole, a sentir-se bem consigo mesmo e a usufruir daquilo que a vida lhe oferece de bom.
O papel do terapeuta é promover o ato de Curar dentro do paciente, mobilizando a vida dentro deste indivíduo que tem interesse em parar de fumar. Mas quem realiza a cura é o próprio paciente. A cura é o processo de autoconhecimento e de descoberta do porque somos fumantes, qual foi a causa do desequilíbrio. O terapeuta indica o caminho e dá apoio, mas a pessoa precisa querer caminhar com os seus próprios pés e buscar a força para abandonar o vício. Cada profissional que contribui com a terapia deve funcionar como um espelho limpo e claro, para que o fumante possa ver e interiorizar, promovendo a sua própria cura. Por essas razões, segundo o Ministério da Saúde (MS) os profissionais da saúde devem ser exemplos e modelos da sociedade. Devem limpar as suas limitações, fazer o seu processo de cura, sentir o efeito dos florais em si mesmo, para que ele possa ajudar o outro. Logo, os médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiro ou qualquer atividade profissional descrita na Portaria 442/04, são os responsáveis pela educação do paciente nesta fase de mudança de estilo de vida. Devem identificar as limitações de sua área e buscar oferecer um trabalho adequado, objetivando a transdisciplinariedade na saúde. Pela dependência da nicotina ser uma doença complexa é necessário que a equipe multidisciplinar pense holisticamente as estratégias para encorajar a decisão de parar de fumar, reduzindo os sintomas fisiológicos na síndrome de abstinência no fumante Para tudo isso, devemos ter a humildade e a reverência pelo paciente, além de sempre lhe agradecer pela oportunidade da troca de saber. Contudo, “a maior sabedoria da vida é aprendermos a viver o presente, transformando o passado por entendimento, e abrirmos horizontes para o futuro em virtude de um viver do nosso Eu consciente iluminado por sua consciência divina em todos os passos de seu caminho”.